Natureza |
Versão |
Produzido |
Autorizado |
Data do Documento |
Política de Gerenciamento de Riscos Operacionais e de Liquidez |
01 |
Janaína Vasconcelos |
Victor Volpato |
16/05//2024
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Política de Gerenciamento de Riscos Operacionais e de Liquidez
1. OBJETVO
Nossa Política visa estabelecer os mecanismos para a adequação das estruturas da Featbank Instituição de Pagamento à identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação dos riscos inerentes ao Gerenciamento de Risco de Liquidez de nossa empresa.
Desta forma, estabeleceu alguns objetivos visando atender ao exposto acima, a saber:
(i). Apoiar a estratégia de desenvolvimento da Featbank Instituição de Pagamento;
(ii). Garantir que a Featbank Instituição de Pagamento esteja sempre em posição de cumprir com suas obrigações perante terceiros, clientes e requerimentos do Banco Central do Brasil; e
(iii). Lidar com eventuais crises de liquidez.
2. ATUALIZAÇÃO DA POLITICA EM VIGOR
O processo de gestão e controle de riscos é periodicamente submetido a revisões com o propósito de alinhar-se às melhores práticas do mercado e manter aderência aos processos de melhoria contínua.
A avaliação dos processos destinados à identificação, avaliação, monitoramento e controle da exposição ao risco na Featbank Instituição de Pagamento ocorre em intervalos regulares, com uma frequência anual.
Além disso, as políticas, estratégias e o plano de contingência para o gerenciamento integrado de riscos.
Da Featbank Instituição de Pagamento são revisadas e submetidos à aprovação da Diretoria, uma vez por ano. Este compromisso assegura que estamos mantendo um rigoroso padrão de gestão de riscos em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
3. MANUTENÇÃO E SALVAGUARDA DE DOCUMENTAÇÃO
Somos responsáveis por conservar, por um período mínimo de 5 (cinco) anos, todos os documentos e declarações exigidos pela legislação aplicável. Tais registros podem ser mantidos em formatos físicos ou eletrônicos, com a possibilidade de substituição dos documentos por suas imagens digitalizadas correspondentes. Isso assegura a conformidade com os requisitos legais estipulados e contribui para um sistema de arquivamento eficiente e atualizado.
4. DEFINIÇÕES
Risco de liquidez: Possibilidade da Featbank Instituição de Pagamento
a). Não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras sem afetar as suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas; e
b). Não ser capaz de converter moeda eletrônica em moeda física ou escritural no momento da solicitação do usuário.
5. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
A estrutura de Gerenciamento de Risco de Liquidez da Featbank Instituição de Pagamento é compatível com a natureza de suas atividades e permite que os riscos inerentes sejam adequadamente identificados e tratados para apoiar o desenvolvimento das atividades da nossa empresa.
São participantes da estrutura do gerenciamento do risco de liquidez as seguintes áreas:
I- Diretoria Executiva:
•. Indicar diretor responsável pelo Gerenciamento de Riscos
•. Fiscalizar a atuação dos demais integrantes da estrutura
II- Diretoria Financeira
São funções da Diretoria Financeira são:
· Realizar diariamente a salvaguarda dos saldos dos clientes e saldos bancários, garantindo recursos em aplicações financeiras com liquidez diária;
· Elaborar o fluxo de caixa e monitorar os índices de liquidez, reportando-os diariamente à Diretoria Executiva e Acionistas, garantindo a existência de recursos e linhas de crédito imediatas suficientes para a cobertura de suas obrigações financeiras e controlando a exposição ao risco de liquidez; e
· Monitorar indexadores atrelados aos instrumentos financeiros detidos pela Featbank Instituição de Pagamento para fins de gestão de risco, bem como acionar o plano de contingência de liquidez.
III- Controles Internos & Compliance
Os Controles Internos & Compliance têm como objetivos definir, implantar e gerenciar métodos de gestão dos riscos e fluxo de tratamento dos eventos, suportar o devido tratamento dos eventos percebidos, avaliar, de maneira independente, os planos de ação e controles mitigatórios e preventivos discutidos nas reuniões do Comitê de Riscos e por fim, disseminar a cultura da gestão de riscos na Featbank Instituição de Pagamento.
IV- Auditoria Interna
É de responsabilidade da Auditoria Interna:
· Assegurar que a Featbank Instituição de Pagamento mantenha níveis adequados e suficientes de liquidez, verificando periodicamente se a gestão de tais riscos está sendo conduzida em conformidade com a decisões do Conselho de Administração e da legislação aplicável;
· Contribuir para a melhoria da qualidade e confiabilidade das informações contábeis, sistemas de controle e de gestão de riscos; e
· Conhecer as informações divulgadas em relatórios que tratem da gestão de liquidez e seus riscos.
6. PLANO DE CONTINGÊNCIA
O plano de contingência é formado pelo conjunto de medidas que deverão ser acionadas para evitar situações de estresse de liquidez, garantindo que a Featbank Instituição de Pagamento mantenha todos os seus compromissos financeiros rigorosamente em dia, mitigando qualquer risco de liquidez.
O fluxo de caixa da Featbank Instituição de Pagamento é acompanhado pela diretoria executiva e pelos acionistas, e sempre que avaliado como necessário, será acionado o plano de contingência que contará com as seguintes opções:
· Aportes de capital social pelos acionistas; e
· Linha de crédito com bancos públicos ou privados
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