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Manual de Procedimento KYC | 01 | Janaína Vasconcelos | Victor Volpato | 04/04/2024 |
1.OBJETIVO
Tem como objetivo regulamentar Featbank Instituição de Pagamento, para evitar riscos, assegurar o equilíbrio no mercado e combater atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e corrupção.
Basicamente detectar, a partir de uma análise de risco em conjunto com o monitoramento das atividades financeiras, clientes que tenham um perfil já eivado de fraude ou potencialmente fraudulento, com vistas a interromper ou impedir que crimes, como o financiamento ao terrorismo.
2. QUEM SOMOS
A Featbank (Featbank Instituição de Pagamento), é uma fintech que nasceu para atuar e desenvolver soluções financeiras para todo o ecossistema de postos e distribuição de combustível.
Reduzindo custos bancários, oferecendo crédito, cartões e uma conta digital. Terceirizando suas atividades operacionais financeiras com uma equipe treinada e especializada, aumentando a qualidade e capacidade das suas operações e otimizando processos financeiros de sua empresa. Através de nossas soluções.
3. DISPOSIÇÕES GERAIS
São considerados clientes da Featbank Instituição de Pagamento, as pessoas que utilizam, diretamente, os produtos e serviços por ela oferecidos. Podem ser:
Clientes Diretos: Pessoas Jurídicas ou Físicas adquirentes de produtos e serviços comercializados pela Featbank Instituição de Pagamento:
- Conta Digital;
- Banking as a Service (BAAS);
- Gestão Financeira.
Previamente ao início do relacionamento com a Featbank Instituição de Pagamento os clientes devem ser identificados e qualificados.
Caso as informações levantadas para qualificação não sejam suficientes, admite-se, excepcionalmente, por período máximo de 30 (trinta) dias, o início do relacionamento, desde que não prejudique os procedimentos de monitoramento e da seleção de operações e situações suspeitas.
4. PROCEDIMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DE CLIENTES
Para a identificação do cliente, e de seu(s) procurador(es) em caso de pessoa jurídica, é responsabilidade da Featbank Instituição de Pagamento coletar os seguintes dados e informações:
Qualificação | Informações Relevantes |
Pessoa Juridica
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Dados da Empresa:
Dados do Sócios:
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Pessoa Física
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Dados do Cliente:
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Os dados e as informações coletadas são integrados ao sistema da plataforma da Featbank Instituição de Pagamento.
Ressalta-se que o Comprovante de Renda dos sócios será solicitado quando ele tiver 10% (dez por cento) ou mais de cotas da Empresa.
Nos sistemas da Featbank Instituição de Pagamento os dados e as informações são submetidos a um processo de validação, abrangendo:
- Conferência da identidade através da ferramenta (Nome da Ferramenta Contratada pela Featbank);
- Validação da autenticidade das informações e dos documentos de identificação fornecidos pelo potencial cliente, inclusive, mediante confrontação das informações com as disponíveis nas bases públicas de consulta.
- Verificação quanto ao cadastro regular perante a Receita Federal do Brasil.
- Verificação quanto aos documentos da empresa, especialmente Contrato Social e Quadro Societário, perante a Junta Comercial.
5. PROCEDIMENTO DE QUALIFICAÇÃO DE CLIENTES
Na sequência da conferência e da validação das informações e dos documentos de identificação, tanto manualmente quanto através de ferramenta de pesquisa contratada, como é o caso da (Nome da Ferramenta Contratada pela Featbank), são realizadas consultas:
- Em listas restritivas nacionais e internacionais, incluindo as listas emitidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e por seus comitês.
- Em lista de pessoas expostas politicamente (“PEP”), para averiguar se o cliente se enquadra como PEP, seu representante, familiar ou estreito colaborador.
- À base do Serasa para mensurar o risco de crédito associado ao score do cliente.
A Featbank Instituição de Pagamento irá rever e, se for o caso, rejeitar o cadastro de clientes:
- Que não apresentaram, ou que apresentaram de forma insatisfatória, as informações e os documentos solicitados.
- Cuja identidade não pôde ser confirmada por meio dos processos de autenticação de fotos.
- Que apresentaram inconsistências entre os dados informados e os disponibilizados pelas bases agregadoras de dados consultadas.
- Que constem em listas restritivas nacionais ou internacionais.
- Que não ofereçam os documentos requeridos para repasses de valores transacionados, determinados na plataforma.
No caso de potenciais clientes qualificados como PEP, seu representante, familiar ou estreito colaborador, o Setor de Compliance da Featbank Instituição de Pagamento deve avaliar e deliberar sobre o interesse no início do relacionamento. A deliberação deve ser registrada para eventuais fins comprobatórios.
6. PROCEDIMENTO DE CLASSIFICAÇÃO DE CLIENTES
Concluídos os procedimentos de identificação e de qualificação, os dados clientes aceitos são integrados, por meio de análise manual pelo Setor de Compliance.
Os clientes poderão ser classificados em 3 (Três) níveis de acordo com os riscos, sendo eles: Baixo, Médio e Alto. A classificação, realizada por avaliação Interna de Riscos, leva em conta características, como:
CRITÉRIOS |
ELEMENTOS DOS CRITÉRIOS |
Características dos Clientes
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Eventual Menção em:
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Atividade Exercida
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Localização Geográfica
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Fatores Adicionais de Atenção
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São consideradas atividades econômicas sensíveis à lavagem de dinheiro aquelas vinculadas aos setores econômicos abaixo listados:
- Bens de luxo ou de alto valor.
- Cartões de crédito ou de credenciamento.
- Factoring e securitização de ativos, títulos ou recebíveis mobiliários.
- Dono de lojas de Jóias, pedras e metais preciosos.
- Direitos de transferências de atletas e artistas.
- Remessas alternativas de recursos.
- Serviços de assessoria, consultoria, auditoria, aconselhamento ou assistência.
- Criptoativos.
- Desembaraço aduaneiro.
7. DUE DILIGENCE
É de responsabilidade do Setor de Compliance da Featbank Instituição de Pagamento realizar uma devida diligência/dossiê aprimorado em casos de clientes classificados como risco Alto.
O objetivo dessa devida diligência/dossiê aprimorada é mitigar eventos de risco alto, garantindo a Featbank Instituição de Pagamento maior segurança.
Nesse sentido, o Setor de Compliance da Featbank Instituição de Pagamento irá:
- Solicitar o preenchimento de um Questionário de KYC.
- Validar as informações colhidas através do preenchimento do Questionário de KYC.
- Monitorar e acompanhar as operações realizadas pelo cliente de acordo com o Manual de Monitoramento, Seleção e Análise de Operações Suspeitas.
- Solicitar a atualização cadastral a cada 06 (seis) meses, momento este em que todos os dados serão novamente validados através de pesquisas em fontes públicas e privadas.
8. MONITORAMENTO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
A Featbank Instituição de Pagamento, mensalmente, verifica o nome dos seus clientes na lista restritiva Nacionais e Internacionais (Lista Ofac, Lista Onu. Lista União Europeia e Listas Inteligência EUA) bem como, monitora sua base de clientes quanto ao seu enquadramento como PEPs, seus representantes, familiares ou estreitos colaboradores.
Além disso, no que se refere a atualização cadastral, esta deve ser realizada em frequência mínima anual, pelo Setor de Compliance, ou sempre que identificadas mudanças relevantes nas informações de identificação do cliente.
9. CONSERVAÇÃO E GUARDA DE DOCUMENTOS
Todas as informações e documentos relativos à identificação, qualificação, classificação e monitoramento de clientes devem ser conservados pelo período mínimo de 10 (dez) anos, contado o prazo a partir do primeiro dia do ano seguinte ao final do vínculo com o cliente.
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